Vale a pena comprar caminhões seminovos? Descubra aqui! - Blog Cavese Scania - Tudo sobre o seu caminhão
Vale a pena comprar caminhões seminovos? Descubra aqui!

Muitos empreendedores ficam receosos em renovar suas respectivas frotas com caminhões seminovos por medo de saírem no prejuízo. Isso não passa de exagero, pois muitos veículos desse tipo são quase como novos e se encontram perfeitamente conservados.

Confira este post para descobrir os benefícios que podem ser obtidos ao comprar caminhões seminovos e confira algumas recomendações para fazer as melhores escolhas!

Quais as vantagens de se comprar caminhões seminovos?

Preço acessível

A instabilidade econômica do país e a inflação jogaram o valor de mercado dos veículos zero-quilômetro lá em cima. É fato que eles ficaram mais caros.

Ao comprar um caminhão seminovo, por exemplo, você pode conseguir um modelo que esteja em excelentes condições por um preço mais camarada.

Desvalorização menor

A desvalorização de um veículo seminovo comparado ao novo é quase imperceptível. Esse quesito deve ser considerado principalmente se houver o intuito de fazer uma nova troca no futuro. Nesse caso, ao optar por um caminhão zero-quilômetro, pode-se perder uma grande soma do dinheiro investido.

Diversas oportunidades para encontrar bons veículos de diversos portes e modelos

Grandes empresas transportadoras costumam renovar suas frotas frequentemente, a fim de agilizar as entregas expressas e alcançar as demandas dos clientes.

Esse momento de renovação é excelente para você, pois esses veículos têm diversos acessórios e normalmente estão com as revisões em dia. Ou seja, são caminhões usados de ótima procedência por um valor acessível.

O que deve ser avaliado na hora de comprar caminhões seminovos?

Antes de se deslocar até as lojas e sair procurando pelo caminhão seminovo, determine o que você quer. Faça um levantamento que inclua a marca, o ano e o modelo do que deseja adquirir. Registre também a quantia que você pretende investir e defina qual será a finalidade do caminhão. Depois disso, mãos à obra!

Preste atenção na documentação

Busque saber se o veículo contém o IVA (Inspeção Veicular Ambiental). Se estiver tudo nos conformes, é possível trabalhar no mesmo dia.

Confira os seguintes documentos do caminhão: certificado de registro, certificado de licenciamento, comprovante de pagamento do IPVA e do seguro obrigatório (DPVAT).

Avalie o conforto

Pesquise se o modelo de caminhão que você deseja comprar oferece o conforto e a ergonomia necessária para o motorista. Verifique se o banco dá sustentação para o corpo, se a postura de direção é adequada e se a cabine oferece tudo o que é necessário para as viagens.

Faça uma inspeção geral no veículo

Inspecione a lataria durante o dia e evite analisar o veículo encerado/polido ou úmido, pois dificulta a localização de amassados, ferrugens, manchas, riscos e diferenças de tom na pintura. É melhor escolher os veículos com imperfeições do que correr o risco de obter um reformado com histórico de colisões.

Para fazer esse tipo de teste, utilize um ímã embrulhando-o em uma flanela e passando-o pela lataria. Se ele se “desgrudar”, provavelmente existem furos cobertos com massa plástica. Do mesmo modo, se você der pequenas batidas e de algum ponto emitir um som diferente, também existem danificações.

Aproveite e avalie as condições das portas, percebendo se elas abrem, fecham, trancam e destrancam com facilidade. Abra o capô e veja se há evidências de solda entre o para-lama e o painel, o que pode indicar uma batida de frente.

Avalie a suspensão chacoalhando o caminhão de um lado a outro. Se após solto ele balançar mais do que duas vezes, os amortecedores e os embuchamentos da cabine podem estar comprometidos, aumentando as chances de causar rachaduras no painel frontal.

Pneus desgastados são sinais de problemas de suspensão, alinhamento e balanceamento das rodas. Portanto, fique atento às ranhuras e aos sulcos para garantir a qualidade do veículo.

Faça um test drive

Faça o teste com o caminhão carregado e:

  • analise a performance do motor em subidas;
  • cheque o engate das marchas;
  • verifique se o eixo traseiro e a caixa de câmbio estão emitindo algum ruído estranho.

Depois, com o sistema aquecido e em marcha lenta, retire a vareta de óleo e verifique se sai fumaça branca em excesso pelo escapamento. Isso pode ser um sinal de que o motor precisa ser recondicionado/refeito.

Confira as condições dos freios e veja se há trepidações durante a frenagem. Isso ocorre em virtude do desgaste nas pastilhas. Aproveite para verificar como está o travamento das rodas, o que pode indicar falhas no sistema ABS.

É importante levar o caminhão a um mecânico de confiança para dar um diagnóstico a respeito de toda a parte mecânica antes de fechar negócio. Esse profissional pode fazer todos os testes mencionados acima com bastante precisão.

Fique atento aos valores ofertados

É importante ficar atento aos valores praticados no mercado. Pesquise antes os preços acessando a tabela FIPE e compare-os. Não se iluda com valores muito abaixo do praticado, pois isso pode significar um caminhão em péssimas condições de uso, fazendo com que os custos referentes à manutenção sejam tão elevados que a economia na compra pode se desfazer rapidamente.

Prefira comprar de uma concessionária

Ao comprar um veículo seminovo em uma concessionária Scania, você estará protegido pelo CDC (Código de Defesa do Consumidor) e não entrará em uma fria adquirindo um caminhão com problemas de funcionamento, documentação ou de origem “suspeita”.

O que deve ser feito para que o investimento em caminhões seminovos valha a pena?

Agir corretamente permite que a durabilidade das peças do caminhão seja estendida, reduzindo os gastos com consertos e trocas. Sem contar que garante as boas condições de todo o veículo e dá mais segurança durante as viagens, o que evita colisões e acidentes.

Isso é muito importante para quem planeja repassar o caminhão no futuro, uma vez que ajuda a manter o valor do bem. Conheça algumas dicas do que fazer para preservá-lo:

  • compre somente peças originais;
  • faça a manutenção preventiva;
  • siga as revisões de acordo com os períodos recomendados pelo fabricante;
  • promova e adote uma postura defensiva no trânsito;
  • não ultrapasse o limite de carga.

Percebeu como vale a pena investir em caminhões seminovos para sua frota? Basta fazer pesquisas, analisar as demandas e avaliar cada detalhe do veículo para que você possa ter certeza de que está fazendo o melhor negócio.

Gostou deste post? Então não perca mais tempo e entre em contato conosco. A Cavese Scania tem um catálogo vasto de caminhões seminovos esperando para serem testados por você. Venha conferir!

Comments (3)

  1. Foi de grande valia as orientações; obrigado

  2. Muito boa a postagem,boas informações.

    1. Cavese Scania

      Obrigado, Marcos! Acompanhe sempre, toda segunda-feira temos uma postagem nova. Abraço!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *