Troca de caminhão: saiba aqui quais fatores considerar para decidir - Blog Cavese Scania - Tudo sobre o seu caminhão
Troca de caminhão: saiba aqui quais fatores considerar para decidir

Pensando em fazer a troca de caminhão, mas não sabe se decidir entre um veículo novo ou usado?

Por ser um investimento elevado, é natural que muitos proprietários de frota ainda tenham dúvidas sobre esse processo. A incerteza e as diversas avaliações a serem realizadas podem dificultar essa escolha, porém, o ideal é não agir precipitadamente.

No conteúdo de hoje nós o ajudaremos a examinar se você está apto a substituir alguns veículos da sua frota ou não. Para isso, conheça, neste post, quais fatores devem ser levantados para que você possa tomar a melhor decisão. Boa leitura!

Fatores determinantes para a troca de caminhão

Gastos elevados com manutenção

Evidentemente, quanto mais rodado e mais velho for o caminhão, mais elevado será o seu desgaste, portanto, maiores serão as despesas com manutenção. Além dos custos com as manutenções preventivas e revisões, começam a aparecer falhas e quebras que exigem ações corretivas.

Sendo assim, visitas contínuas à oficina são sinais de que está no momento certo de fazer a troca de caminhão. Ou seja, se ele tem ficado mais parado em conserto do que em uso, então comece já a fazer orçamentos para trocá-lo.

É essencial que você tenha uma relação dos gastos efetuados no veículo e do tempo que ele permanece estagnado. Esse tipo de controle pode ser feito em uma planilha, caderno ou da maneira que você achar mais adequada. Caso o valor da manutenção passe dos 10% do preço de revenda, esse é o primeiro indício de que está na hora de passar o veículo para frente.

Para conhecer o valor real dele, acesse a tabela Fipe. Ela mostra uma estimativa de quanto vale o caminhão conforme o ano de fabricação e o modelo e ainda apresenta o preço correto que deve ser aplicado para fazer uma comparação com os gastos em manutenções.

Quilometragem alta

Quanto mais alto for o número marcado no hodômetro, maior o desgaste do caminhão e, com isso, maior as chances de falhas nos componentes. Caso o seu bruto ainda não tenha muitos gastos com manutenção, mas possui quilometragem alta, essa pode ser uma boa hora para adquirir um mais novo antes que surja defeitos por causa de uso excessivo.

É importante frisar que quanto mais rodado for o veículo, mais difícil é revendê-lo. Em razão disso, atente-se ao indicador de Km do painel. Dessa forma, você terá mais poder de negociação, podendo até fazer algumas exigências.

Aparência do veículo

Com o passar do tempo, o caminhão perde a aparência de novo e, por consequência, deixa de ser um estímulo para quem for comprar. A dica é levá-lo periodicamente às revisões, conservar o seu interior e substituir os equipamentos no momento correto.

Tudo isso preserva a qualidade do veículo e estende seu período de uso. Sem contar que uma frota bem cuidada é mais valorizada, o que permite que o proprietário alcance maior valor na revenda.

O ideal é sempre ficar ligado no mercado de caminhões e no lançamento de novas versões, pois algumas tecnologias podem defasar completamente alguns modelos, sendo mais conveniente agilizar a troca.

Ofertas de cargas maiores

Mesmo que não surjam novos clientes, é possível que os já existentes necessitem de cargas maiores do que seu veículo é capaz de transportar. Diante disso, para não perder negócios, a troca de caminhão pode ser a melhor solução.

Ora, se você não puder atender às novas demandas de sua clientela, correrá o risco de perder presença no mercado para outra transportadora que disponha de uma frota mais adequada. Portanto, leve isso em consideração!

Por que trocar por um caminhão novo

A vantagem principal de trocar por um caminhão novo é, certamente, o baixo custo de manutenção. Em geral, um zero-quilômetro quase não exige reparos frequentes, o que gera economia e produtividade ao seu empreendimento.

Além disso, algumas concessionárias oferecem planos de manutenção preventiva, que prolongam a vida útil de seu veículo, pois todos os procedimentos são realizados por mecânicos devidamente especializados no modelo que você adquiriu.

Vantagem

Baixo consumo de combustível e mais tecnologia

A tecnologia evolui constantemente para produzir veículos cada vez mais econômicos, que emitem menos poluentes e com diversos dispositivos que facilitam a rotina dos caminhoneiros. Por isso, quem compra um novo acaba desfrutando de um produto mais sofisticado e que consome menos combustível.

Desvantagem

Maior investimento

Apesar das vantagens mencionadas, vale ressaltar que o investimento para comprar um caminhão zero-quilômetro é maior. Caso esse seja o seu maior obstáculo, talvez não seja a melhor escolha para o momento.

Por que comprar um caminhão usado

Para fazer uma troca de caminhão mais acessível para sua frota, a melhor solução é procurar pelos usados. Nessa situação, será preciso fazer uma pesquisa de mercado minuciosa, a fim de conhecer muito bem o veículo que se pretende obter.

Vantagem

Menor desvalorização do veículo

Uma das vantagens que mais se destacam para quem quer comprar veículos usados é sua menor depreciação. Isso quer dizer que, ao trocar de dono, o caminhão seminovo não perde tanto valor quanto aquele que é retirado diretamente da concessionária.

Desvantagem

Seguro pode sair mais caro

Uma frota deve contar sempre com o respaldo de um bom seguro. Essa é uma prática essencial para proteger o patrimônio da empresa.

Contudo, você precisa considerar que o preço do seguro para caminhão usado, normalmente, é mais caro do que para caminhão zero-quilômetro. Isso ocorre porque a mão de obra e os componentes para reposição de veículos de segunda mão são mais escassos no mercado.

No entanto, visto que o valor de investimento inicial é menor, pagar um pouco a mais para garantir a segurança do caminhão seminovo sai mais barato do que desembolsar o valor total de um novo mais o seguro.

Mas, quando se trata de um usado, como saber se ele está em boas condições?

Basta conhecer muito bem o histórico dele. Ainda que seja adquirido por meio de uma concessionária, é necessário se informar sobre as complicações que o veículo já teve, número de proprietários anteriores, peças que foram trocadas, multas, documentação etc.

A troca de caminhão é um momento que exige total atenção. Portanto, se você considerar os fatores mencionados neste post certamente tomará a melhor decisão.

E então, gostou deste conteúdo? Aproveite e nos siga no Facebook, LinkedIn e YouTube para continuar acompanhando nossas novidades!

Comments (2)

  1. I think this is one of the most important info for me. And i am glad reading your article. But wanna remark on few general things, The web site style is ideal, the articles is really excellent D. Good job, cheers cddkcekeebed

    1. Cavese Scania

      Thanks, John! It’s a pleasure write for our followers. Best regards!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Error: Access Token is not valid or has expired. Feed will not update.
This error message is only visible to WordPress admins

There's an issue with the Instagram Access Token that you are using. Please obtain a new Access Token on the plugin's Settings page.
If you continue to have an issue with your Access Token then please see this FAQ for more information.