Seguro de caminhão: entenda a importância e como escolher o melhor! - Blog Cavese Scania - Tudo sobre o seu caminhão
Seguro de caminhão: entenda a importância e como escolher o melhor!

Ao contratar um seguro de caminhão, os gestores de frota podem ficar mais tranquilos quanto à segurança da viagem, pois o serviço tem a finalidade de cobrir qualquer tipo de dano ou prejuízo que ocorra nas estradas.

Afinal, o transporte de carga é uma atividade que traz diversos riscos no dia a dia, como acidentes, tombamentos e roubo de carga — que são mais comuns do que imaginado. Por isso é importante contratar um seguro eficiente, capaz de garantir que o veículo fique protegido quando estiver longe da empresa.

Quer saber mais sobre o seguro de caminhão e conhecer outros benefícios de contratá-lo? Continue a acompanhar o post!

Tipos de coberturas do seguro

Assim como o seguro destinado a veículos comuns, o serviço para caminhões oferece coberturas básicas e outras adicionais, com características específicas para quem precisa de cuidados a mais no cotidiano.

Para saber qual é a melhor opção para sua frota, você deve ter atenção às suas necessidades e ver qual tipo de contrato é o mais adequado. Veja abaixo quais são os principais acordos oferecidos.

Cobertura básica

Tipo mais comum de seguro de caminhão, a cobertura básica vai assegurar o veículo contra os problemas mais simples que podem ocorrer nas estradas, como roubos, colisões e incêndios. Ou seja, é a mesma cobertura de um veículo comum.

Cobertura de Responsabilidade Civil Facultativa de Veículos (RCF-V)

Se você pretende ter proteção em caso de acidentes mais graves, essa é a opção certa. A cobertura oferece uma proteção maior em acidentes de grandes proporções, especialmente aqueles que envolvem a presença de outros automóveis.

Cobertura adicional

Como esse tipo de seguro traz um pacote maior de serviços, ele acaba apresentando um valor mais alto. No entanto, todo o conforto e comodidade oferecidos por ser um plano mais completo acabam compensando o investimento.

Entre as coberturas adicionais mais comuns estão aquelas que asseguram contra despesas extraordinárias, serviços complementares, acidentes pessoais com passageiros e danos morais.

Cobertura para transporte de cargas

Nesse caso, a apólice se divide em duas categorias: transporte nacional. que pode ser avulsa (uma por viagem) ou aberta (para casos de vários deslocamentos); e transporte nacional, que envolve operações destinadas ao comércio exterior.

Se sua frota realiza muitas viagens para transportar mercadorias, essa cobertura é mais do que necessária, pois garante a segurança das cargas transportadas. Em caso de imprevistos, os prejuízos serão altos caso o veículo não esteja assegurado.

Danos às mercadorias causadas por capotagem, explosão, tombamento, colisão etc., além de roubo ou desaparecimento da mercadoria e do veículo, são alguns dos casos que entram na cobertura para transporte de cargas. Esse tipo de contrato pode ser solicitado para frotas particulares, terceirizadas ou autônomas.

Cobertura para cargas perigosas

Vai transportar produtos como materiais inflamáveis, químicos, combustíveis ou gases? Pode ser hora de contratar uma cobertura para cargas perigosas. Afinal, esse é o serviço adequado para o veículo e os caminhoneiros que vão trafegar com cargas tão sensíveis.

Importância de ter um seguro

O caminhão é usado como ferramenta de trabalho, garantir a sua proteção é fundamental. Afinal, esses de veículos transportam cargas valiosas e percorrem centenas de quilômetros todos os dias.

Por isso, precisam estar resguardados em caso de qualquer imprevistos. Confira as principais vantagens de contratar o seguro de caminhão:

  • o roubo de carga é um grande problema no Brasil e pode trazer consequências financeiras graves, comprometendo seu orçamento. Com a cobertura certa para o veículo, a carga estará assegurada e a viagem poderá seguir tranquila;
  • outro problema muito comum é o roubo de veículos. Com o caminhão assegurado, seus danos financeiros serão minimizados e os caminhoneiros da frota não vão precisar parar de trabalhar devido a esse inconveniente;
  • cedo ou tarde a quebra de alguma peça acaba acontecendo, seja pelo desgaste natural ou pela má infraestrutura das estradas. O reparo mecânico é outro serviço oferecido pelo seguro de caminhão, impedindo que o veículo fique muito tempo na oficina para conserto;
  • quem dirige todos os dias sabe que, infelizmente, acidentes com caminhões costumam ser violentos devido ao tamanho do veículo. Além da possibilidade do motorista sofrer ferimentos sérios, outras pessoas também podem ser afetadas. Por isso é tão importante que o seguro do caminhão seja amplo e ofereça uma cobertura que garanta a segurança de todos no trânsito.

Considerações na hora de escolher um seguro de caminhão

Depois de conhecer quais são os tipos de seguro e sua importância no dia a dia, é hora de decidir qual é o serviço mais adequado para sua frota. Cada uma possui necessidade diferente, não existindo uma resposta certa para essa questão. Dessa forma, ter atenção às características dos veículos e do serviço oferecido pela empresa é essencial.

Para acertar na escolha, leve em consideração o perfil dos motoristas, qual trajeto o veículo vai percorrer, tamanho dos caminhões, tipos de carga transportada, possibilidade de equipamentos extras, entre outros. Com isso em mente você será capaz de fazer uma boa escolha.

Como contratar coberturas e serviços

O seguro de caminhão pode ser contratado tanto por pessoas físicas quanto jurídicas, pois ele vai ser adaptado para a necessidade de cada motorista ou gestor de frota. Para isso, você deve entrar em contato com uma seguradora e buscar a cobertura mais indicada para seu negócio.

Não se esqueça de ficar atento à reputação da seguradora, pois o caminhão é essencial para seu trabalho e vai precisar receber os melhores serviços para que você não tenha nenhuma surpresa desagradável no futuro.

Uma boa opção é entrar em contato com a Cavese Scania, que oferece toda a proteção necessária aos clientes e leva mais segurança e tranquilidade ao dia a dia dos caminhoneiros.

Como não podemos prever o que vai acontecer em uma viagem, contratar o seguro de caminhão deixa de ser um serviço simples e se torna uma necessidade. Com isso, você garante que não está sozinho e pode contar com uma equipe especializada em caso de qualquer problema.

Se você gostou desse post, aproveite para assinar a nossa newsletter e receber em seu e-mail as principais informações para sua frota de veículos!

Comments (2)

  1. Cavese Scania, thanks so much for the post.Really thank you! Keep writing.

    1. Cavese Scania

      Thank you, Kale! We’ll do it, it’s a pleasure. Best regards.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *