Qual a diferença entre peças remanufaturadas e recondicionadas? - Blog Cavese Scania - Tudo sobre o seu caminhão
Qual a diferença entre peças remanufaturadas e recondicionadas?

Ter uma variedade de possibilidades na hora de comprar peças para o seu caminhão, ou para a sua frota, é claramente um motivo para se comemorar. Hoje em dia, temos basicamente três opções ao nosso alcance: as peças novas, as peças remanufaturadas e as peças recondicionadas.

Neste artigo, vamos explicar o que classifica uma peça como sendo remanufaturada ou como sendo recondicionada, identificando e listando as diferenças existentes entre elas. Além disso, apresentaremos as vantagens em relação às peças novas, apontando também o que é necessário para manter a qualidade dos componentes do seu caminhão e continuar rodando tranquilamente.

O que são peças recondicionadas?

Peças recondicionadas são peças reaproveitadas que quebraram ou que apresentaram defeitos ao longo da sua vida útil. Para utilizá-las novamente, reformam-se os componentes necessários e coloca-se a peça à venda. Essa abordagem reduz bastante o valor das peças, chegando a atingir valores em torno de 25% a 35% do custo de peças novas.

Acontece que essa vantagem financeira momentânea pode não corresponder a uma vantagem financeira ao final do ciclo de utilidade do item. Como se sabe, peças utilizadas que já sofreram defeitos têm uma vida útil muito menor do que peças remanufaturas e novas.

Elas costumam ser reapertadas ou soldadas para retirar folgas e são até mesmo pintadas e lavadas para mascarar o tempo de uso e os defeitos existentes. Por isso, não costumam atender a requisitos dos fabricantes e também não possuem sequer garantia.

O processo de recondicionamento segue as seguintes etapas:

  • desmontagem da peça por qualquer empresa;
  • reparo dos componentes que falharam ou sofreram danos;
  • realização de acabamento para melhorar o visual da peça;
  • venda da peça recondicionada.

Dessa forma, com relação ao custo-benefício, essa certamente não é a melhor alternativa para você que quer realizar a troca das peças do seu caminhão, a não ser que você esteja na beira da estrada e essa seja a sua única opção até a próxima oficina.

Então evite essa categoria de peças, principalmente em setores que estão ligados diretamente à segurança do seu veículo, como amortecedores, motor, freios, embreagem e caixa de direção.

O que são peças remanufaturadas?

Produtos e peças remanufaturadas apresentam um grau diferente de qualidade quando comparados a componentes recondicionados. Essas também são peças que já foram utilizadas por um determinado período de tempo, mas, por conta da quebra de algum componente a qual elas faziam parte, tem-se a oportunidade de reutilizá-las.

A  grande diferença é que essas peças, se colocadas à venda, não podem ser reparadas, ou seja, não é permitido apresentar nenhum defeito ao longo de toda a sua vida útil. Outro fator relevante é que tanto as especificações quanto a garantia original, semelhante a de peças novas, devem ser respeitadas.

Além do mais, essa categoria ainda atende a um apelo ecológico de reutilização de produtos, evitando um novo processo de produção onde a peça descartada teria que ser transformada em matéria-prima para depois passar por todo o procedimento novamente.

Os valores chegam a atingir a cotação de cerca de 50% do preço de peças novas, correspondendo a um grande volume de economia quando pensamos em vários itens de um caminhão e, mais ainda, quando se trata de uma frota inteira.

O processo de remanufatura segue as seguintes etapas:

  • desmontagem da peça utilizada pela empresa original ou autorizada;
  • determinação do estado de conservação dos componentes;
  • descarte de componentes com defeitos ou fora dos padrões de remanufatura;
  • substituição por componentes novos ou remanufaturados;
  • venda da peça remanufaturada de acordo com as especificações e garantia original.

A Scania oferece o serviço de peças remanufaturadas a seus clientes através de um sistema de troca que visa estimular a sustentabilidade: oferecer peças de qualidade e gerar economia para os seus consumidores.

Nesse serviço, é possível trocar sua peça desgastada, obter uma remanufaturada com economia de até 50% e ainda ter uma garantia de 12 meses.

Por que escolher peças remanufaturadas ao invés de peças novas?

Peças novas e originais sempre serão as melhores opções quando se trata de qualidade do componente. O único problema é que se cobra um valor bastante elevado por essa vantagem se compararmos aos outros tipos de peças.

Por outro lado, é possível manter a segurança do seu veículo e dos passageiros utilizando peças remanufaturas de qualidade. O preço que você estará pagando será bem abaixo do valor de mercado que se pagaria caso se utilizasse apenas componentes novos.

Além do benefício financeiro, temos a garantia de que as peças remanufaturadas estão em boas condições de uso, pois apenas o fabricante original do produto e centros autorizados podem realizar a venda desse item.

Por esses motivos, e também pela redução do impacto ambiental, é que devemos considerar a escolha de peças remanufaturadas na hora da troca.

O que é necessário para manter a sua frota rodando com qualidade?

Por fim, é necessário estar atento a alguns fatores para garantir que o caminhão/ frota continue rodando com a qualidade desejada.

O primeiro ponto é se certificar de que o local onde está se adquirindo o produto remanufaturado é de confiança, sendo reconhecido como uma autorizada pela empresa fabricante da peça original. Busque essas informações e valide-as diretamente com o fabricante — outro local onde também pode ser feita a aquisição, caso existam peças remanufaturadas à venda.

Outro ponto de atenção é com relação às revisões. Assim como as peças originais, essa categoria também necessita de revisões constantes e especificadas pelo fabricante, ainda mais por serem itens que já possuem um tempo de utilização.

Enfim passamos por todos os principais pontos que um proprietário de caminhões precisa saber a respeito das categorias de peças. Dessa forma, vimos que a melhor alternativa para quem deseja manter a qualidade, a segurança e ainda reduzir o seu custo na troca de componentes é realmente optar pelo uso de peças remanufaturadas.

Gostou de entender mais sobre as principais diferenças entre peças remanufaturadas e recondicionadas? Então continue acompanhando os nossos conteúdos e entre em contato conosco para poder economizar utilizando o sistema de troca da Scania.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *