Peças originais: conheça as vantagens para o seu caminhão - Blog Cavese Scania - Tudo sobre o seu caminhão
Peças originais: conheça as vantagens para o seu caminhão

Cedo ou tarde, todo proprietário de frota precisa fazer a troca de peças dos caminhões para garantir que eles continuem a apresentar o melhor desempenho no dia a dia. Mas qual é a melhor escolha: peças paralelas ou originais?

Conhecidas como genéricas, as peças paralelas não têm garantia de procedência, muitas vezes sendo produzidas sem atender às normas vigentes. Apesar de contar com um preço mais em conta, não é possível assegurar a qualidade e a segurança desses itens.

Por outro lado, as peças originais são mais confiáveis, oferecem maior segurança aos clientes e têm sua qualidade comprovada, o que acaba gerando um custo mais alto. Elas são produzidas pelo próprio fabricante do veículo ou por empresas terceirizadas e, por isso, são chamadas de genuínas.

Você sabe por que as peças originais são as mais indicadas para a sua frota? Continue a ler o post e confira as principais vantagens desses itens!

Apresentam maior durabilidade

As peças paralelas podem parecer iguais às originais, mas ao colocar esses acessórios em um veículo você vai perceber que a realidade é bem diferente.

Isso acontece porque os itens genéricos possuem uma qualidade muito inferior aos genuínos, estragando com maior frequência e não realizando suas funções como deveriam. Afinal, as peças paralelas não contam com bons materiais e dificilmente passaram por todos os procedimentos de segurança e qualidade necessários.

Já as peças originais têm uma vida útil maior, pois apresentam materiais de alta qualidade e passaram por todos os testes do fabricante que comprovaram sua durabilidade e eficiência. Com isso, você vai precisar trocá-las em uma frequência muito menor.

Contribuem para um maior valor de revenda do caminhão

Fabricadas a partir de padrões de qualidade e maior tecnologia, as peças originais têm uma melhor relação custo-benefício, conservando o caminhão por mais tempo e com as mesmas condições de um modelo recém-saído de fábrica.

Caso você decida vender o veículo no futuro, esse fator pode fazer toda a diferença. Os compradores, sem dúvida, vão preferir um caminhão que tenha apenas peças genuínas e de procedência comprovada, pagando um valor mais alto por ele.

Já em anúncios de caminhões em que que não há peças originais, a qualidade e a segurança do veículo não são comprovadas. Isso pode fazer com que os interessados paguem um valor menor do que o esperado ou até mesmo desistam da compra.

Possuem garantia do fabricante

Todo motorista já deve ter percebido que a garantia de um item original é muito superior à de uma peça paralela. Aliás, muitas vezes as genéricas nem mesmo têm garantia.

As pessoas tendem a justificar esse fato pelo preço baixo, mas o barato pode acabar saindo mais caro. Isso porque a maioria dos caminhões novos pode perder sua garantia quando uma manutenção é feita com equipamentos que não são originais.

Caso um caminhão de sua frota apresente algum defeito, ele vai precisar passar por uma inspeção em uma oficina autorizada. Sendo comprovado que a causa é a utilização da peça paralela, você perderá a garantia de fábrica e precisará arcar com a manutenção do próprio bolso.

Geram mais economia a longo prazo

Quem pensa que as peças genéricas são uma boa opção para economizar percebem com rapidez que esse é um grande engano, pois a tendência é que o caminhão estrague com frequência e apresente gastos cada vez maiores no futuro.

Quanto maior a ocorrência de danos nos veículos, maiores serão os custos com manutenção, mão de obra mecânica e compra de novos itens. Além disso, não se esqueça de que com o caminhão na oficina sua frota reduz os lucros.

E mais: um caminhão sem rodar é sinônimo de atraso nas entregas e menor confiabilidade do cliente. Ou seja, o uso de itens falsificados pode até mesmo manchar a sua imagem no mercado e fazer com que você perca boas oportunidades de negócio.

Se você usa peças originais, esses problemas dificilmente vão acontecer. Os itens certos contribuem para a produtividade da frota, fazendo com que ela atraia cada vez mais clientes graças à competência, pontualidade e responsabilidade do serviço prestado.

Oferecem um melhor desempenho

Depois de tudo o que leu até aqui, o bom desempenho das peças originais está mais do que claro, não é mesmo? Afinal, são elas que contam com o tamanho e as características ideias para possibilitar o melhor desempenho possível do veículo.

As paralelas, por sua vez, geralmente são feitas a partir de modelos copiados das originais, sofrendo pequenos erros e defeitos no dia a dia. Esses erros podem parecer simples, mas acabam desgastando o caminhão e, a longo prazo, provocam o mau funcionando de diversas partes.

Além de danificar equipamentos e comprometer todo o conjunto do veículo, as partes genéricas podem até mesmo aumentar o consumo de combustível.

Proporcionam mais segurança ao veículo e ao motorista

Como todo caminhoneiro sabe, existem diversas situações nas estradas que podem colocar em risco a vida das pessoas no trânsito. Entre esses casos, as paradas por causa de falhas ou defeitos do veículo é uma das mais comuns.

Se você pensou no uso de peças paralelas como um dos principais motivos para esse problema, acertou! Como vimos antes, a probabilidade de um veículo que contenha itens falsificados estragar é muito alta, o que pode provocar acidentes sérios nas estradas.

E os perigos não param por aí, pois além de causar uma pane geral no veículo, essas peças podem fazer com que o caminhoneiro perca o controle do veículo, causando batidas, atropelamento de pedestres e a morte de outras motoristas.

À primeira vista, a compra de itens genéricos pode até parecer um bom negócio, mas quando observamos como eles podem trazer riscos e despesas ao dia a dia da frota percebemos que a história não é bem assim. Por isso é tão importante investir apenas em peças originais que, apesar do preço maior, trazem todas as vantagens que vimos até aqui.

Quer ficar por dentro de soluções para um transporte cada vez mais seguro, inteligente e sustentável? Então aproveite a visita para assinar nossas newsletter e acompanhe nossas novidades.

Comments (3)

  1. […] sites e aplicativos que indicam as próximas paradas à beira da estrada e que suporte que cada uma delas pode oferecer aos caminhoneiros. Utilize essas ferramentas a seu favor e garanta […]

  2. […] ou tarde a quebra de alguma peça acaba acontecendo, seja pelo desgaste natural ou pela má infraestrutura das estradas. O reparo […]

  3. […] Gostou deste conteúdo? Aproveite o gancho da leitura e conheça as vantagens de adquirir peças originais para o seu caminhão! […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *