Oficina autorizada ou não? Leia este artigo e entenda o que é melhor para sua frota - Blog Cavese Scania - Tudo sobre o seu caminhão
Oficina autorizada ou não? Leia este artigo e entenda o que é melhor para sua frota

Na hora de colocar o pé na estrada e rodar pelas estradas brasileiras, desafios não faltam na vida de todo caminhoneiro. Se você é responsável por uma frota ou dirige um veículo pesado diariamente, sabe o quanto os cuidados com caminhões são essenciais.

Apesar de toda a atenção no trânsito, cedo ou tarde o veículo precisa ser levado para a oficina, seja para fazer a manutenção preventiva ou para realizar reparos e consertos. Mas qual é a melhor opção: uma oficina autorizada ou particular?

Como as autorizadas oferecem um atendimento certificado e as melhores condições de reparo, elas são as mais indicadas aos gestores de frota. Se você quer saber como escolher a melhor oficina e quais são as consequências de fazer uma decisão errada, continue a ler este post e confira!

Critérios ao escolher uma oficina

O preço é uma das principais razões ao escolher uma oficina, mas existem diversos aspectos que devem ser levados em conta para garantir a melhor manutenção. Veja agora 5 fatores que devem ser considerados ao escolher uma oficina autorizada para sua frota de caminhões.

Confiança de outros clientes

Com as inovações tecnológicas da atualidade, é cada vez mais fácil saber como uma oficina é avaliada pelos clientes e descobrir qual é a sua reputação no mercado.

Para isso, você pode acessar sites especializados em manutenção ou visitar o site da empresa e suas redes sociais, nos quais é possível consultar avaliações e comentários de outros clientes. Quanto mais opiniões positivas encontrar, maior confiabilidade a oficina oferece.

Vale também conversar com amigos e familiares para receber boas recomendações, pois ninguém melhor do que seus conhecidos para indicar as empresas que contam com uma estrutura de qualidade, profissionais capacitados e os melhores equipamentos.

Utilização de peças originais

Você sabia que quando o cliente não oferece detalhes sobre as peças a serem trocadas em um veículo, a oficina é obrigada a fornecer itens originais?

Segundo o Código de Defesa do Consumidor, peças recondicionadas só podem ser usadas com a autorização do cliente. No entanto, nem toda empresa segue essa norma e você precisa estar atento para não ter uma surpresa desagradável ao levar o veículo para casa.

Outro pesadelo de todo gestor de frota são as peças falsificadas que, além de apresentar uma durabilidade muito menor do que as originais, podem causar danos irreversíveis no funcionamento do caminhão.

Quem procura uma oficina informal para pagar mais barato não demora a perceber que o serviço sai muito mais caro do que o esperado. Afinal, peças de má qualidade podem trazer muitos problemas e prejuízos ainda maiores no futuro.

Certificação para serviços automotivos

Fornecidos por instituições especializadas, os certificados e credenciais para oficinas não são obrigatórios, mas mostram que o estabelecimento está dentro de padrões de qualidade específicos no reparo de veículos.

Além de garantir um trabalho de qualidade e chances menores de você enfrentar problemas, a certificação oferece uma grande bagagem de segurança, pois o cliente sabe que o caminhão vai receber a melhor manutenção possível.

É importante lembrar que as certificações não são eternas, pois oficinas que apresentam alguma irregularidade ou recebem reclamações têm a certificação revogada. Por isso, fique atento ao escolher onde vai deixar seu veículo.

Qualificação profissional

Para que o serviço de manutenção seja realizado de forma eficiente, a mão de obra precisa ser considerada com atenção durante a escolha da oficina.

Além de certificar-se sobre a qualidade dos serviços oferecidos, profissionais experientes e qualificados asseguram que a manutenção será realizada com sucesso e que o veículo estará em boas mãos.

Como os caminhões são veículos pesados e bem diferentes dos tradicionais, mecânicos especializados e com uma boa formação na área, encontrados principalmente em uma oficina autorizada, são os mais indicados para esse tipo de trabalho.

Quanto maior a capacitação e o conhecimento sobre o funcionamento desse tipo de veículo, melhor será o trabalho oferecido.

Custo-benefício

Muitas pessoas acreditam que o preço oferecido por uma oficina autorizada é mais alto do que os encontrados no mercado, mas a realidade é bem diferente quando analisamos com atenção.

Se o serviço prestado é de qualidade e emprega peças originais, profissionais capacitados e equipamentos tecnológicos, o valor cobrado pode ser mais alto, mas apresenta um alto custo-benefício.

Antes de fechar qualquer manutenção ou reparo de sua frota de caminhões, faça uma pesquisa entre oficinas e compare os custos e os benefícios. Nessa hora é possível perceber como o serviço pode valer a pena.

Riscos ao escolher uma oficina não autorizada

Depois de tudo o que leu até aqui, você já sabe como escolher a melhor oficina ao levar os caminhões de sua frota para a manutenção. Mas quais riscos uma má escolha pode trazer? Confira abaixo 3 deles.

Próxima revisão em um curto espaço de tempo

Quando as peças utilizadas na manutenção não são originais, o caminhão vai precisar voltar para oficina mais rápido do que você esperava.

Além de comprometer a funcionalidade a qual a peça se destina no veículo, itens falsificados ou de segunda linha podem comprometer outros componentes do caminhão e colocar em risco a sua segurança e a de outras pessoas no trânsito.

Falta de garantia dos serviços realizados

Você sabia que fazer a manutenção da frota em uma oficina que não seja autorizada pode fazer com que a garantia seja perdida?

A maioria das montadoras de veículos exige que todos os tipos de manutenções, desde reparos a revisões, sejam feitos em uma oficina autorizada. Quem descumpre essa regra não poderá contar com a garantia no futuro.

Para não ser surpreendido, lembre-se de consultar se a empresa que vai fazer a manutenção é credenciada para oferecer o serviço que seu caminhão precisa.

Perda de oportunidades

Se sua frota receber uma manutenção inadequada, as chances de os caminhões apresentarem problemas e pararem de funcionar no meio de uma viagem são muito maiores.

Dessa forma, escolher uma oficina que não seja autorizada pode fazer com que o veículo fique mais tempo parado e você não cumpra o prazo para a realização do serviço. Consequentemente, os clientes ficarão insatisfeitos e isso pode prejudicar seu negócio.

Agora que conheceu o que é melhor para sua frota e os fatores para considerar ao contratar os serviços de uma oficina autorizada, você está pronto para fazer uma boa escolha e garantir que seus caminhões estejam sempre nas melhores condições.

Aproveite para entrar em contato com a gente e encontre os melhores serviços para sua frota de caminhões. Basta acessar a nossa página!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *