Manutenção preventiva de caminhões: 6 motivos para fazer - Blog Cavese Scania - Tudo sobre o seu caminhão
Manutenção preventiva de caminhões: 6 motivos para fazer

Acidentes de trânsito, atraso nas entregas e gastos desnecessários. Esses são apenas alguns dos problemas enfrentados por motoristas que dirigem caminhões em más condições. Para evitar imprevistos e garantir uma viagem segura e tranquila, a manutenção preventiva é essencial.

Quem mantêm a revisão em dia, além de impedir a ocorrência de diversos problemas no veículo, fica preparado para possíveis falhas e imprevistos no momento da direção.

Você já se perguntou qual a importância das revisões periódicas para a frota? Então, leia esse post até o fim e descubra seis principais motivos para fazê-las!

Principais motivos para investir na manutenção preventiva de caminhões

Você pode até considerar o investimento em manutenção preventiva elevado, mas a verdade é que essa medida pode evitar prejuízos muito mais sérios no futuro. Confira agora 6 principais motivos para realizar a manutenção de frota.

1. Reduz o número de problemas nos veículos

Esquecer a manutenção preventiva pode parecer uma distração simples, porém é uma das maiores causas de problemas em caminhões.

Como veículos pesados têm uma mecânica mais complexa do que carros comuns, o ideal é que os caminhões de sua frota passem por revisões programadas.

As peças que apresentam um alto nível de desgaste natural precisam ser substituídas antes que sua vida útil chegue ao fim. Muitas vezes, essa validade é menor do que o esperado, pois varia de acordo com o formato e a maneira de como o caminhão é conduzido.

Ao substituir uma peça de desgaste acelerado, é possível evitar que outros componentes sejam afetados e o caminhão apresente danos ainda maiores no futuro.

Dessa forma, você faz com que pequenos problemas, que podem ser resolvidos de maneira simples e rápida, não se tornem grandes complicações.

2. Evita despesas maiores no futuro

Segundo o Instituto da Qualidade Automotiva (IQA) fazer a manutenção preventiva é 40% mais barato do que levar o veículo para a oficina apenas quando um problema é detectado.

Isso acontece porque o tempo de reparo necessário em uma oficina e os custos para comprar peças específicas — e não consertar o veículo todo —, são maiores quando comparados a uma manutenção preventiva de caminhões.

Além disso, rodar com peças desgastadas aumenta o consumo e o gasto com combustível, diminui a eficiência de seu serviço e, consequentemente, a lucratividade de sua frota. Dessa forma, a falta de revisões periódicas afeta diretamente o seu orçamento.

3. Obedece a legislação

Você sabia que dirigir com um veículo em mau estado de conservação é considerada uma infração grave? As fiscalizações estão se tornando cada vez mais comuns nas rodovias, pois um veículo que esteja com problemas de manutenção pode comprometer a segurança no trânsito.

Se um motorista for pego com um caminhão que apresente alguma irregularidade, ou mesmo parado na via após uma pane mecânica ou elétrica, ele vai receber 5 pontos na carteira e deve pagar uma multa de R$ 195,23.

Além de pagar esse valor, o caminhão também pode ser apreendido, dependendo de qual item estiver danificado.

4. Reduz os riscos de acidentes

Quem não realiza a manutenção preventiva da frota de caminhões deve encarar muitos problemas, além dos prejuízos financeiros. Entre eles, o principal é a falta de segurança nas ruas.

De acordo com uma pesquisa realizada pelo Instituto Scaringella Trânsito, a falta de manutenção preventiva é a causa de quase 30% dos acidentes no Brasil, tanto em áreas urbanas quanto rodoviárias.

Quando um caminhão circula com peças desgastadas, as chances de o veículo apresentar falhas são muito maiores.

Além de colocar em risco a vida do condutor, de outros motoristas e pedestres, a falta de manutenção preventiva pode fazer com que sua carga seja avariada ou, até mesmo, perdida.

5. Melhora o desempenho de sua frota

Assim como outras áreas, o mercado de fretes vem apresentando uma alta competitividade nos últimos anos. Para que sua frota se destaque no mercado, a pontualidade e a confiabilidade são elementos muito importantes.

Se um caminhão não recebe a manutenção adequada, ele está sujeito a interrupções e problemas que podem comprometer o prazo de entrega. Com isso, a confiança dos clientes em seu serviço pode diminuir.

Por outro lado, fregueses satisfeitos são uma boa propaganda para novos clientes, pois eles ajudam a divulgar a eficiência de seu negócio. Além disso, uma frota em perfeitas condições é uma ótima forma de fidelizar os clientes que você já tem.

6. Evita que o caminhão passe muito tempo no conserto

Os caminhões da frota são sua ferramenta de trabalho e geram a receita necessária para que você arque com suas despesas do dia a dia.

Quando um caminhão apresenta um problema no meio de uma viagem, ele vai precisar passar um longo período na oficina para que os reparos sejam realizados. Quanto mais tempo o veículo ficar parado, menor será sua produtividade e seus lucros ao fim do mês.

Com a manutenção preventiva, os reparos são realizados mais rapidamente e, consequentemente, o caminhão fica menos tempo na oficina.

Fazendo a manutenção preventiva

Já diz o ditado: é melhor prevenir do que remediar. Confira os principais cuidados que precisam entrar no cronograma de manutenção preventiva de caminhões:

  • antes de colocar o veículo na estrada, verifique a situação de todos os pneus. Como o caminhão tem muitos pneus, algumas avarias podem não ser percebidas;
  • avalie as condições das molas, amortecedores e bolsões de ar para que a suspensão do veículo esteja em ótimas condições e possa encarar todo tipo de vias;
  • confira se os freios estão funcionando corretamente, pois eles evitam acidentes e garantem a segurança de todos no trânsito;
  • verifique os níveis do óleo e o desempenho do motor para evitar imprevistos durante a viagem.

A manutenção preventiva de caminhões proporcionará à sua empresa diversos benefícios, como aumento da produtividade, diminuição de acidentes e, por consequência, otimizará os seus lucros.

Gostou de conhecer a importância da manutenção preventiva de caminhões? Aproveite para deixar o seu comentário no post e compartilhar com a gente o que você achou sobre o assunto!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *