Entenda a importância do treinamento para motoristas da sua frota - Blog Cavese Scania - Tudo sobre o seu caminhão
Entenda a importância do treinamento para motoristas da sua frota

No dia 25 de julho, as ações de comemoração do Dia do Motorista ganham as cidades brasileiras por meio de campanhas que alertam sobre a importância dos hábitos seguros e do respeito às normas de trânsito.

Uma boa forma de valorizar a profissão e melhorar a atuação da frota é investir em treinamentos e cursos, que podem trazer diversos benefícios. Nesses treinamentos, os motoristas aprendem questões essenciais para a produtividade da empresa e a segurança nas estradas, como prevenção de acidentes, manutenção do veículo e direção defensiva.

Se você quer saber qual é a importância do treinamento para motoristas e quais são os principais cursos oferecidos no mercado, continue a ler o post e veja as principais informações sobre o assunto. Esse pode ser um grande diferencial para sua frota!

Benefícios do treinamento para motoristas

Graças à alta competitividade do mercado atual, os motoristas vão precisar de muito mais habilidades do que apenas saber como conduzir um caminhão. Afinal, os clientes estão cada vez mais exigentes e sua frota precisa entregar um serviço de qualidade e segurança para garantir a lucratividade do negócio.

Isso requer profissionais preparados e qualificados, que estejam sempre antenados às inovações tecnológicas dos veículos e prontos a encarar centenas de quilômetros todos os dias com segurança, habilidade e prevenção.

Com o treinamento certo, os motoristas vão poder aliar experiência prática à teoria e dirigir sempre com senso crítico, sendo possível lidar com tranquilidade com os mais diversos problemas do dia a dia.

Confira quais são as vantagens dos treinamentos, tanto para a empresa quanto para os motoristas:

Maior produtividade

Muita gente se esquece, mas a forma como um motorista dirige um caminhão está diretamente ligada aos resultados do negócio. Quanto mais atrasos, multas ou acidentes, menor será o desempenho da frota, não é mesmo?

Por isso, investir em treinamento para motoristas é uma das principais ações para reduzir as ocorrências desses problemas e aumentar a produtividade, além de consolidar a imagem da empresa no mercado e garantir lucros maiores ao fim do mês.

Garantia de segurança

Quem dirige um caminhão todos os dias sabe o quanto as estradas podem ser perigosas e apresentar inúmeras condições adversas. Se não há segurança ao volante, o motorista se torna incapaz de dar a atenção adequada ao trajeto e acaba se envolvendo em acidentes sérios.

Se o profissional é treinado para lidar com todo tipo de situação, por outro lado, fica preparado para colocar a direção defensiva em prática e agir com atenção, adotando os cuidados necessários para garantir a segurança de todas as pessoas no trânsito.

Redução de custos com manutenção

Um caminhoneiro atento à manutenção do veículo contribui para uma viagem tranquila e sem imprevistos, já que pequenos defeitos podem se tornar sérios no futuro. É o caso de freios desregulados, por exemplo, que geram acidentes graves e grandes despesas de manutenção caso o condutor não fique atento.

Dessa forma, a revisão periódica é outro tema essencial nos treinamentos para motoristas, pois sem a instrução adequada eles não estarão aptos a identificar os problemas, fazendo com que o caminhão apresente defeitos com frequência. Consequentemente, o veículo ficará muito tempo na oficina e a produtividade do negócio será afetada.

Cursos e treinamentos disponíveis no mercado

Existem diferentes tipos de cursos que podem melhorar o desempenho dos profissionais de sua empresa, com propostas e finalidades distintas. No Dia do Motorista e em todas as épocas do ano, o essencial é que você entenda quais são os objetivos da frota para oferecer a melhor capacitação aos condutores. Confira as principais opções:

Operacionais com simuladores

Em um ambiente controlado e seguro, os treinamentos em simuladores oferecem aos motoristas uma experiência bem parecida com o que pode ser encontrado na rotina das estradas. Assim, eles aprendem a melhor forma de manusear os caminhões e ficam preparados para conduzi-los da forma mais segura possível.

Direção defensiva

Você sabia que a maioria dos acidentes acontecem por falha humana? De acordo com o Observatório Nacional de Segurança Viária, a desatenção e o desrespeito às leis é responsável por 90% dos acidentes.

Por esse motivo os cursos de direção defensiva vêm se tornando cada vez mais populares ao longo dos anos, pois oferecem a capacitação necessária para que os motoristas entendam o que é preciso para dirigir em condições adversas, respeitando as leis de trânsito, suas limitações e as do veículo.

Manutenção veicular

Um pneu furou, e agora? Esse pode ser um problema simples, mas se o motorista não tem o conhecimento adequado não será capaz de resolvê-lo. Quando você oferece um curso de manutenção veicular aos profissionais da frota, eles estarão habilitados a identificar e corrigir outros pequenos defeitos que podem aparecer pelo caminho.

Prevenção e gerenciamento de riscos

Esse treinamento para motoristas ajuda a entender como eles podem se prevenir contra os riscos a que estão expostos nas vias, como roubos, acidentes e outros sinistros. Caso não seja possível evitá-los, o curso também fornece as informações necessárias para que os condutores saibam como e onde buscar socorro.

Direção econômica

Pisar no acelerador com frequência, dirigir “na banguela” e trocar de marcha no momento errado são vícios muito comuns entre os motoristas, mas que podem aumentar os custos da empresa com os veículos.

Com o treinamento de direção econômica, os condutores aprendem a deixar esses hábitos para trás e dirigir de forma consciente, contribuindo para a redução do consumo de combustível, menor desgaste de peças e até mesmo a preservação do meio ambiente.

Programa SASSMAQ

Voltado para empresas que transportam produtos químicos, o Sistema de Avaliação em Saúde, Segurança, Meio Ambiente e Qualidade (SASSMAQ) capacita os condutores a transportar esse tipo de produto com segurança e atenção pare reduzir os riscos de acidentes.

Curso MOPP

Assim como o SASSMAQ, o Curso de Movimentação Operacional de Produtos Perigosos (MOPP) é destinado aos motoristas que transportam produtos químicos e de alta periculosidade.

Com esse treinamento, é possível entender a importância de um comportamento preventivo ao lidar com esses materiais e quais são os procedimentos em caso de emergências.

Investir no treinamento para motoristas, além de tornar a área mais rica em profissionais capacitados, é uma forma de levar ainda mais produtividade e segurança à rotina, tanto dos condutores quanto da sua empresa. E lembre-se: capacitar os profissionais da frota deve ser um compromisso diário e não apenas no Dia do Motorista.

Agora que você já sabe a importância desse tipo de treinamento, que tal mostrar para seus amigos como essas ações podem fazer a diferença? Não perca tempo e compartilhe o post agora mesmo nas suas redes sociais!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *