Como escolher a melhor oficina mecânica para caminhões? - Blog Cavese Scania - Tudo sobre o seu caminhão
Como escolher a melhor oficina mecânica para caminhões?

Os proprietários de frotas e os motoristas conhecem as possíveis consequências de um caminhão quebrado, principalmente quando ele está na estrada. Atrasos nas entregas, gastos não previstos no orçamento e desgaste psicológico são alguns dos resultados. Para evitar que isso ocorra, é preciso realizar os reparos necessários e a manutenção preventiva, mas não é só isso. A escolha adequada da oficina mecânica para caminhões é determinante para o sucesso.

A confiabilidade do serviço realizado depende de muitos fatores. A escolha errada da oficina pode encurtar o tempo e a quilometragem entre os reparos e revisões, desrespeitar as normas de qualidade já estabelecidas e não oferecer a garantia necessária. Um caminhão ocioso pode ser sinônimo de perda de oportunidades, de despesas e, consequentemente, de redução dos lucros.

Por esses e outros motivos, separamos para você os principais fatores que devem ser considerados na hora de escolher uma oficina mecânica para os seus caminhões. Após ler este artigo, você acertará na escolha e continuará garantindo o êxito do seu empreendimento. Confira!

Verifique a relação custo-benefício

O investimento a ser realizado para manter a frota em perfeitas condições de rodagem é um dos fatores que determinam a escolha da oficina mecânica para caminhões. Encontrar o menor custo é muito importante. Entretanto, é preciso lembrar que pagar menos nem sempre é a melhor opção. O investimento na manutenção deve considerar a qualidade do serviço prestado.

Manutenções com custos consideravelmente abaixo dos valores de mercado podem apresentar qualidade duvidosa e não contemplar as expectativas e necessidades. Quando falamos nos custos, é comum que os proprietários das frotas e os motoristas se questionem quanto a confiar os seus caminhões às oficinas autorizadas. Não tenha dúvidas, as oficinas licenciadas oferecem os melhores serviços.

Não vale a pena correr riscos quando o que está em jogo é a segurança do motorista, a confiabilidade e a saúde financeira da sua empresa. Pouco adianta economizar a curto prazo se os gastos podem se multiplicar posteriormente em razão de reparos feitos de maneira inadequada. Além disso, nem sempre o valor cobrado pelas concessionárias é superior ao das demais oficinas.

Além do preço, avalie também as possibilidades relacionadas aos pagamentos. Uma oficina confiável será capaz de oferecer aos seus clientes condições facilitadas, como parcelamentos, promoções e até programas de fidelização. Para evitar surpresas, solicite o orçamento, peça os esclarecimentos necessários e dialogue com o profissional responsável pela oficina.

Caso o caminhão tenha sido adquirido zero quilômetro, as revisões devem ser realizadas na concessionária para assegurar a garantia. Além disso, a comprovação de que a manutenção foi realizada em rede autorizada atesta a procedência do caminhão e pode agregar valor na hora da venda, se for o caso.

Consulte as avaliações dos clientes

Nada mais esclarecedor do que uma boa conversa. Consultar as experiências de outros clientes é fundamental. Escute o depoimento de outros proprietários sobre a oficina pretendida. Verificar os relatos daqueles que já confiaram os seus caminhões a uma determinada oficina é uma excelente maneira de aumentar a efetividade e a segurança da sua escolha.

Não se preocupe caso não consiga falar com outras pessoas sobre o assunto. Usando a tecnologia será perfeitamente possível fazer uma boa escolha. Para isso, acesse o site e as mídias da empresa e verifique as avaliações e comentários registrados. Atualmente, você também poderá encontrar as avaliações disponíveis por meio dos sites de busca e de reclamações. Ao visitá-los, veja se a empresa resolveu as queixas dos antigos clientes.

Confira a certificação da oficina

As oficinas devem seguir parâmetros e normas técnicas para ofertar aos clientes uma boa prestação de serviços. Geralmente, uma oficina mecânica para caminhões confiável é aquela que tem um certificado de qualidade. Tal documento pode ser emitido por alguns órgãos, desde que tudo esteja aprovado e em conformidade com as orientações do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro). A presença da certificação é um item a favor da oficina, já que atesta sua confiabilidade.

Fique de olho nas garantias oferecidas

A escolha da melhor oficina deve levar em consideração a garantia do trabalho realizado e das novas peças colocadas no caminhão. O Código de Defesa do Consumidor (CDC) estabelece um período de três meses de garantia nos casos de prestação de serviços. Esse é o período padrão, entretanto, o prazo pode ser estendido de acordo com o tipo de reparo realizado e com a política da empresa. Esclareça o que for necessário antes de autorizar a manutenção.

Veja a disponibilidade e a qualidade das peças

A qualidade de uma oficina mecânica para caminhões também pode ser verificada por meio das peças utilizadas. Sem dúvida, a preferência deve ser dada às peças originais, já que elas apresentam maior durabilidade e estão perfeitamente de acordo com as especificações do fabricante do caminhão. Quando estiver com o orçamento em mãos, confira a genuinidade das peças. Para não se preocupar com a qualidade e a garantia, uma boa opção é recorrer às concessionárias.

A disponibilidade das peças necessárias ao reparo também é importante. Uma oficina confiável contará com um amplo estoque de peças e isso quer dizer que ela possivelmente será ágil e cumprirá os prazos determinados na hora da manutenção. O estoque de peças garante que a oficina não perderá tempo fazendo encomendas, esperando a entrega ou buscando peças genéricas para substituir alguma original que, porventura, se encontre em falta no mercado.

Observe a capacitação dos profissionais

Tão importante quanto a originalidade das peças é a capacitação dos profissionais. Uma oficina confiável investe na formação de seus colaboradores e no uso de tecnologias. A excelência do trabalho realizado depende da utilização das ferramentas adequadas, do conhecimento e das habilidades do mecânico. Como descobrir se os profissionais são capacitados?

Geralmente, as oficinas que investem no uso das tecnologias e na capacitação dos seus colaboradores apresentam longa trajetória no mercado, bem como são reconhecidas pelo bom atendimento ao cliente e pela organização da empresa, o que vai desde o atendimento telefônico até a entrega do caminhão após o reparo.

Caso queira colocar à prova a confiabilidade da oficina, antes de realizar a manutenção, faça uma visita ao estabelecimento. Na ocasião, observe a apresentação dos colaboradores, a limpeza do local, a organização, a descrição dos serviços prestados aos demais clientes e os cuidados direcionados aos caminhões que lá estão.

Pronto! Agora você já sabe tudo o que precisa para acertar na escolha da oficina mecânica para caminhões. Ficou com alguma dúvida? Entre em contato conosco. Certamente teremos as melhores soluções para você!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *