Como a gestão de frotas online ajuda no crescimento de uma empresa? - Blog Cavese Scania - Tudo sobre o seu caminhão
Como a gestão de frotas online ajuda no crescimento de uma empresa?

Poucos profissionais carregam tamanha responsabilidade como a que recai sobre o gestor de frotas, profissional que precisa ser hábil ao lidar com o acúmulo de informações, sempre apresentando resultados, cortes e avanços. Para auxiliar esses gestores, existem os sistemas de gestão de frotas online, capazes de potencializar os resultados, tanto dos próprios gestores quanto das empresas.

Esses sistemas são fundamentais para o desenvolvimento logístico de uma empresa, pois aglomeram as informações de maneira organizada, limpa e estatística, possibilitando a melhor tomada de decisão. Entre as inúmeras funções desses sistemas, destacamos o monitoramento geográfico e de velocidade, tempos ociosos, entre outras.

Sendo assim, a gestão de frotas online é a melhor amiga do gestor contemporâneo, que poderá trabalhar com maior destreza, tomando as decisões ideais e com retorno certeiro. Considerando essa profissão e seus desafios, elaboramos este conteúdo. Abaixo, você encontrará 6 dicas fundamentais para a melhora da performance logística da sua empresa. Acompanhe!

Dicas fundamentais para a gestão de frotas online

Tecnicamente, o sucesso de qualquer gestão de frotas estará diretamente relacionado à otimização de tempo, custos, funções, trajetos e cargas. Sendo assim, é preciso diminuir os gastos, capacitar os colaboradores, determinar as rotas e atentar para a legislação. Isto posto, elaboramos esta lista com as 6 principais ações para uma gestão eficiente, capazes de poupar tempo e dinheiro. Confira!

Melhore as rotas

Determine as melhores rotas. Tendo experiência na empresa, você já deve ter observado os trajetos mais problemáticos em questões de congestionamento. Priorize as rotas que tiverem o melhor balanço entre economia de combustível, tempo percorrido e segurança da carga. Sempre considere todos os prós e contras do trajeto.

Identificando as particularidades de cada percurso, você estará mais apto a tomar decisões rápidas em ocasiões emergenciais, como em serviços que “corram contra o tempo” — evitando congestionamentos — ou em cargas sensíveis, que não podem passar por terrenos acidentados.

Fique atento às manutenções

Acompanhe o estado de conservação dos veículos e esteja sempre atento ao cronograma das manutenções. Afinal de contas, não há nada mais ineficaz em uma frota do que um veículo parado no pátio de uma oficina, ocioso e inoperante. Além disso, acompanhar a situação das unidades é fundamental para evitar multas e problemas com a legislação de trânsito.

Assim, é sempre bom estar atento aos componentes dos veículos, valorizando a manutenção preventiva — que substitui as peças antes do advento de um problema. O motivo é lógico: manutenções preventivas são planejadas previamente, não causam surpresas no orçamento, não imobilizam o veículo além do previsto e custam menos que as manutenções corretivas.

Esta última soluciona o problema em sua ocorrência, significando que o veículo já foi imobilizado, está com o defeito e precisará de reparos e substituições mais caros. Lembre-se de que prevenir é sempre melhor que remediar!

Respeite a legislação

Siga a legislação, assiduamente. O problema em não fazê-lo são as devidas penalizações, que pesam no caixa e às vezes na operacionalidade da empresa, com o rebocamento do carro para o pátio policial.

Assim, sempre esteja atento às condições dos veículos, respeitando os limites das cargas, conscientizando os motoristas a respeito das infrações de trânsito e priorizando condutas que possam evitar problemas legislativos, que só atrasam ou dificultam o cotidiano da frota.

Tenha agilidade para identificar falhas

Você precisa ser ágil ao identificar as falhas, e ainda mais na resolução delas. O erro é algo inevitável ao comandar uma frota; em um setor com muitas pessoas e veículos, problemas e desafios fazem parte do cotidiano. Portanto, reconheça que o erro — em algum momento — acontecerá.

Rota ruim por algum motivo? Tome nota. Funcionário conduzindo agressivamente, apesar da reunião de conscientização? Converse diretamente com ele. Toda ameaça de problema durante a sua gestão precisa ser tratada com seriedade e muita agilidade.

Acompanhe os indicadores

Dispondo dos softwares de gestão, você terá acesso a inúmeros marcadores de desempenho, fundamentais para a sua estratégia. Por exemplo, um corte de custos simultâneo a uma frota produtiva é um excelente sinal para o gestor.

Reduzir os gastos com combustível e manutenção é fruto da condução mais dócil e do acompanhamento da conservação dos veículos, que mantêm os carros operantes, simultaneamente à redução de custos.

Conte com a tecnologia

Utilize a tecnologia em sua totalidade a favor da sua frota e empresa. Não existem motivos para ficar apenas com as pranchetas, fazendo lentas checagens nos veículos, cargas, multas, documentos e papéis de toda sorte. A gestão de frotas se tornou muito mais eficiente com o advento da informatização, principalmente na era em que vivemos, com a integração inteligente de inúmeros dispositivos e rastreadores.

Recorrer à tecnologia significa investir em softwares de gestão de frotas, capazes de automatizar processos e coleta de dados, outrora demorados, apresentando de maneira clara apenas as informações necessárias. Considerando o seu interesse em otimizar o desempenho da sua equipe, listamos alguns softwares que podem dar uma baita mão para sua empresa. Veja!

Um software completo: Serviços Conectados da Scania

Solução que une software, app e plataforma web. Reúne funções como a análise do estilo de condução do funcionário, velocidades, períodos de manutenção e consumo de combustível. Ainda dispõe de suporte especializado e ao vivo, com instrutores que auxiliam os motoristas na redução do consumo de combustível e aumento da produtividade. Ficou curioso sobre o sistema? Confira o seu descritivo completo!

Um otimizador de rotas: Minhas Rotas

O serviço é disponibilizado gratuitamente com todas as suas funcionalidades, restringindo apenas estas condições: 5 veículos por rota, 1000 rotas e 150 paradas. Para frotas mais complexas, recomenda-se a contratação de alguns dos pacotes adequados ao tamanho da sua empresa.

Essa plataforma é muito ágil na elaboração de rotas, otimizadas por algoritmos, incluindo valores calculados do consumo de combustível e gastos em pedágios. Bacana, não? Confira essa solução!

Inúmeros outros

O mercado tecnológico é muito rico e inventivo, no Brasil e no mundo. Além das destacadas acima, existe uma infinidade de outras opções, prontas para solucionar os seus problemas.

Por exemplo, existem serviços especializados em rastreio, como a Rota Exata, monitores de manutenção e gestão, como a TecFrota, e até mesmo empresas que fazem o acompanhamento telemétrico, como a Mix Telematics.

E aí, gostou dessas dicas para melhorar a sua gestão de frotas online? Então, aproveite a visita para ler o texto Como sua gestão de frotas pode contribuir para o meio ambiente e implemente a sustentabilidade no cotidiano da sua empresa!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *