Afinal, o que devo considerar na hora de comprar um caminhão? - Blog Cavese Scania - Tudo sobre o seu caminhão
Afinal, o que devo considerar na hora de comprar um caminhão?

Para saber como comprar caminhão, é necessário conhecer não somente as tendências do segmento, mas também ficar a par de alguns cuidados no momento de escolher um veículo desse porte.

Afinal, é importante ter em mente que ele será o meio de trabalho da sua transportadora. Portanto, é preciso que atenda às suas demandas e, ao mesmo tempo, conceda um retorno de investimento mais ágil.

Pensando nisso, reunimos neste post algumas recomendações sobre como proceder nessa hora. Leia e informe-se melhor sobre essa etapa tão importante para o seu negócio. Confira!

Levante quais são as suas necessidades

A primeira dica sobre como comprar caminhão é levantar suas necessidades. Não se desloque procurando modelos por aí sem antes descobrir o que, de fato, você precisa.

Antes de tudo, é importante que você escolha entre comprar uma máquina nova ou usada. Levante aspectos que confrontem essas duas opções, para que você possa tomar a melhor decisão, como:

  • preço;
  • operação e aplicação;
  • dimensão/porte;
  • demanda de clientes;
  • depreciação.

Os modelos com menor diferença de valor entre a compra e a venda são os mais indicados para quem quer fazer um bom negócio. Eles sugerem que o estado do caminhão está melhor, o que aumenta as chances de ser vendido no futuro.

Considere quais tipos de cargas você vai transportar e também qual é sua realidade financeira. Dessa forma, será possível buscar máquinas que estejam em conformidade com a rotina da sua empresa, sem comprometer o seu orçamento.

Além disso, questione valores inferiores à tabela FIPE. Em geral, isso é sinônimo de problemas em curto prazo. Logo, se você pretende usufruir desse bem por mais tempo, é necessário investir em um veículo de qualidade, mesmo que ele apresente um preço maior.

Pesquise muito

Evite se encantar pelo primeiro anúncio que vier. Tenha cautela e analise todas as vantagens e desvantagens de cada caminhão que encontrar. Afinal, o capital para comprar um veículo desse porte é alto e se você não tiver o dinheiro em mãos é perfeitamente possível fechar negócio, pois existem estabelecimentos confiáveis que concedem boas condições de financiamento.

Em razão disso, é muito importante se planejar. Avalie se terá como quitar as parcelas, mesmo que surja alguma eventualidade. O recomendado é que elas não ultrapassem os 30% do seu total de rendimentos.

Ademais, para que as suas finanças não sejam desperdiçadas, tente prever o retorno que será conseguido com o passar do tempo. Sempre procure alguém que entenda desses trâmites para que você compreenda, com exatidão, como ocorre esse processo.

Avalie as condições do veículo

Se você optar por comprar caminhão seminovo, isso não quer dizer que ele deva estar em condições inapropriadas para uso. Avalie o conforto da máquina: bancos, ergonomia e espaço para descansar.

Depois, examine a parte interna e a lataria para ver como o último proprietário cuidava do veículo. Aqui, é importante saber para qual tipo de serviço ele era utilizado, portanto, solicite o histórico de uso e o certificado de garantia. Com isso, será possível relacionar o desgaste com a prática exercida.

O motor precisa ser avaliado para que você veja o seu desempenho. Verificar desgastes dos pneus e freios também é importante para garantir a segurança do motorista e de terceiros.

Além disso, o trem de força do caminhão — composto pelo motor (que gera potência e torque), caixa de câmbio (multiplicador de potência), cardã (transmissor de potência) e diferencial (equalizador de potência) — também deve ser examinado para constatar se as rodas estão recebendo o nível adequado de potência e torque para puxar o peso da carreta.

Não se esqueça de observar se há vazamentos. Veja se escorre água ou qualquer outro fluido nas mangueiras ou cofre do motor. Caso você encontre algo assim, investigue a origem do problema.

Avaliar a média de consumo do caminhão também é importante, já que isso interfere diretamente no orçamento de uso. Para saber se a queima de combustível está regulada, você deve entender quantos litros o caminhão gasta por quilômetro rodado. Nesse sentido, é importante entender que há variáveis que interferem no consumo, como o peso da carga e a calibragem dos pneus.

Uma boa ideia é levar um mecânico de confiança para que vistorie a parte mecânica do veículo. Esse profissional pode realizar todos os procedimentos mencionados com bastante propriedade e rapidez, podendo, inclusive, indicar quais modelos são os mais capacitados quanto às demandas de sua transportadora.

Considere as tecnologias embarcadas

Caminhões seminovos têm grandes chances de virem com acessórios e tecnologias embarcadas do antigo dono. Isso é um diferencial e tanto que precisa ser considerado, visto que equipar uma máquina do zero para melhorar sua eficiência costuma ser bastante oneroso para a transportadora.

Veja algumas inovações que têm de ser consideradas no momento da escolha:

  • direção semiautônoma: permite que o condutor possa realizar outras atividades enquanto o veículo está no automático;
  • computador de bordo: fornece informações importantes para a condução, como quilometragem, horímetro, relógio e notificações sobre eventuais defeitos nos componentes ou peças do caminhão;
  • controle eletrônico de estabilidade: dispositivo que ajuda a reduzir a incidência de capotagem e derrapagem nas curvas, função extremamente relevante para brutos que puxam cargas extensas e pesadas;
  • conectividade: veículos conectados ao software de gestão da frota enviam dados em tempo real à central, o que garante um controle mais preciso da máquina que está na estrada;
  • defletores de ar: amenizam a força do vento e fazem com que a resistência do veículo diminua, gerando economia de diesel.

Realize um test drive

Essa recomendação está quase sempre presente nos nossos artigos, mas é extremamente necessária. Portanto, sempre que possível, realize um test drive no caminhão. E, para simular a rotina da estrada, tente carregá-lo com uma carga considerável, algo perto da capacidade máxima dos eixos. Testar a máquina nessas condições fará toda a diferença. A suspensão e o freio, em específico, mostrarão comportamentos distintos em tal situação.

No caso de modelos zero-quilômetro, pode ser bem difícil “encher” o caminhão, porém, caso seja seminovo, enfatize a necessidade de “encenar” uma rotina semelhante a qual seus caminhoneiros vivem.

Com a máquina ligada e já nas ruas, preste atenção aos ruídos emitidos pelo motor. Qualquer anomalia deve ser lembrada para futura inspeção. Veja como ela se comporta em trajetos, como descidas, subidas e curvas. Em retas, repare se o volante muda de direção ou trepida muito. Tente alcançar velocidades maiores para constatar se o câmbio responde a todos os engates.

Por último, confira se a temperatura subiu rapidamente — isso indica sérias complicações. O contrário também não é algo tão positivo assim, pois um motor não pode demorar tanto tempo para atingir a temperatura adequada.

Escolha bem o local para comprar caminhão

É fundamental saber de quem você está comprando. Logo, busque estabelecimentos especializados e conhecidos, com experiência no mercado. Certamente uma concessionária tradicionalmente conhecida não manchará sua imagem comercializando caminhões de má qualidade.

O serviço de pós-venda também deve ser analisado no momento da compra. Por isso, entenda como funciona a assistência oferecida pela concessionária após concluir a compra e opte por uma que ajude você com manutenções preventivas e corretivas.

Ao comprar caminhão em um local dessa categoria, que oferece a assistência necessária, você tem o respaldo da lei do consumidor e diminui a probabilidade de ser surpreendido por um mal negócio, já que terá garantia de procedência.

E então, o que achou deste conteúdo? Esperamos que você tenha compreendido o que deve ser considerado na hora de renovar sua frota. Aproveite este momento e entre em contato conosco acessando nosso site. Nós, da rede de concessionárias Cavese Scania, temos um catálogo vasto de caminhões, venha conferir!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *