Afinal, como fazer o descarte de peças usadas? Confira essas dicas! - Blog Cavese Scania - Tudo sobre o seu caminhão
Afinal, como fazer o descarte de peças usadas? Confira essas dicas!

No dia a dia de uma frota automotiva, fazer o descarte de peças usadas e equipamentos dos veículos é inevitável. Após realizar algum serviço na oficina, a dúvida é sempre a mesma: “O que fazer com as peças usadas?”.

Lâmpadas, pneus, pastilhas, eixos, etc. A quantidade de itens que precisam ser trocados varia de acordo com a necessidade do veículo, mas a atenção deve ser constante na hora do descarte. Afinal, elas podem ser aproveitadas para outros fins e, quando não recebem a destinação correta, causam sérios prejuízos ao meio ambiente.

Quer saber qual é a melhor forma de fazer o descarte de peças usadas de sua frota de caminhões? Continue a acompanhar o post e confira as principais informações sobre o assunto!

Como funciona a reciclagem de peças?

Muita gente não sabe, mas cerca de 85% dos componentes de um caminhão podem ser reutilizados ou reciclados. Isso ocorre porque a maior parte da estrutura do veículo é formada de metais, que ganha outras funções após o fim da vida útil.

Na reciclagem, os itens percorrem diferentes etapas. Confira como o processo é realizado:

  • as peças são removidas dos veículos em que foram usadas originalmente;
  • passam por revisão e inspeção de suas características;
  • são separadas de acordo com a finalidade e o tipo de material;
  • passam por um processo de limpeza;
  • são transformadas em outros itens e revendidas a novos consumidores.

A sucata ferrosa, por exemplo, é um item destinado à indústria siderúrgica e volta ao mercado em forma de peças importantes para a construção civil, como vergalhões.

Pneus, amortecedores e sistemas de freio são outros itens que não podem ser reaproveitados como peças de caminhões, mas quando reciclados ou processados em remanufatura recebem novas funções.

De todas as peças de um caminhão, cerca de 1% é destinado a aterros sanitários. Com esse dado já dá para se ter uma ideia de quantos equipamentos vão para o lixo de forma desnecessária.

Como fazer o descarte apropriado das peças?

Quando uma peça ou equipamento é trocado em uma oficina mecânica, o acessório usado pertence, por direito, ao proprietário do veículo. Com isso, você é responsável por dar a destinação correta a ela.

Segundo especialistas, deixar a peça na oficina é uma das melhores opções, pois a maioria dos estabelecimentos já destinam as peças para reciclagem e você não vai precisar entrar em contato com outras instituições para esse fim.

No entanto, procurar organizações de solução ambiental e instituições com postos de coleta pode ser uma atitude importante para quem quer ter certeza de que as peças estão sendo descartadas da forma como deveriam.

Afinal, as empresas são especializadas nesse assunto e apresentam todas as condições necessárias para efetuar a reciclagem e a remanufatura, de modo que apenas uma pequena quantidade de peças seja descartada em aterros.

Como saber se uma oficina é ambientalmente correta?

Fazer o descarte de peças usadas de veículos não é uma imposição ambiental, mas uma iniciativa independente das próprias oficinas. Por isso, não há uma fiscalização efetiva para saber se as peças deixadas no estabelecimento realmente vão ser enviadas para a reciclagem.

O ideal é que você faça uma investigação prévia antes de levar os veículos de sua frota para a manutenção, analisando se a oficina possui processos que integram preservação ambiental e sistemas de reciclagem eficientes.

Também é importante procurar por oficinas que contêm com normas e certificações ambientais, como a ISO 14001, o que aumenta as chances de você encontrar uma gestão ambiental efetiva e todas as adequações necessárias para que os itens sejam destinados corretamente.

Como descartar peças trocadas no trabalho?

Se algum item dos caminhões de sua frota foi trocado na própria empresa, e não em uma oficina, a ação correta é levar a peça para o lugar onde ela foi adquirida. A maioria das lojas e supermercados que comercializam esses acessórios recebem os itens substituídos ou, pelo menos, indicam um local de coleta.

Peças de caminhões podem ser usadas para artesanato?

Você sabia que existem muitas pessoas que transformam itens estragados de veículos em objetos de decoração, obras de arte ou, até mesmo, brinquedos para as crianças? Afinal, o que é lixo para você pode encontrar utilidade nas mãos de quem pode dar um novo valor a ele.

Por isso, procure saber se em sua cidade existem artesãos que recolhem peças automotivas descartadas. Essa é uma ótima forma de ajudar a fornecer materiais necessários a esses profissionais e evitar o descarte incorreto.

Quais são as vantagens do reaproveitamento de itens para a economia local?

Se você doou peças usadas para artesãos de sua cidade, movimentará a economia local e incentivando o trabalho na região. Além disso, produtos feitos a partir de peças reutilizadas são mais baratos e diminuem o consumo exagerado de itens novos.

Outro benefício para a economia diz respeito ao mercado de seguros para veículos. Existem apólices mais baratas que permitem o uso de peças usadas de empresas cadastradas, o que é um incentivo a mais para o reúso das peças e torna mais fácil a contratação de um seguro.

Quais são as vantagens do descarte correto para o meio ambiente?

Por meio da reciclagem de itens como vidro, óleo, plástico e metal, você contribui para um menor consumo de recursos naturais e para a redução de gases do efeito estufa, que seriam utilizados e emitidos durante a fabricação de peças novas.

Produtos descartados de forma incorreta também podem representar um problema sério de saúde pública. Isso acontece porque eles são responsáveis pela contaminação de rios e do solo, além de aumentar os riscos da proliferação de doenças.

Os pneus, por exemplo, se descartados nas ruas podem contribuir para a proliferação do mosquito Aedes aegypti.

Depois de tudo o que você leu até aqui, já deu para perceber que fazer o descarte de peças usadas de caminhão pode não ser tarefa fácil, mas é essencial para ajudar o meio ambiente e estimular a economia de sua região.

Gostou deste texto sobre o descarte de peças usadas? Aproveite a visita no blog e assine agora mesmo a nossa newsletter. Assim você vai receber as nossas atualizações em seu e-mail e ficar por dentro das principais informações sobre o universo automotivo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *